Oferta Formativa

Oferta Formativa

Iniciação Musical Pré-Escolar

O que é?

A Iniciação Musical Pré-Escolar do Conservatório Bomfim é um curso livre de introdução à música, caracterizado pela qualidade do ensino artístico especializado, onde a criança explora o universo musical à sua volta num contexto lúdico pedagógico através de um conjunto de atividades adequadas às idades, dos 3 aos 5 anos. Tem por finalidade proporcionar momentos de exploração e vivências musicais, desenvolver o sentido rítmico e auditivo, estimular a criatividade e a expressão musical, e ampliar o repertório sonoro e cultural através da voz, corpo, movimento, do brincar e da manipulação de variados instrumentos e objetos sonoros. A este nível, a criança experimenta e reconhece diferentes elementos do som, da música, dos instrumentos, do repertório, tem contacto com variadas formas de registos sonoros e mobiliza esses elementos na sua prática musical.

Quando acontece?

As aulas semanais de 45 minutos decorrem nas instalações premiadas do Conservatório Bomfim. Em 2023-2024, os horários disponíveis são ao sábado de manhã, às 10h30 ou 11h30. Adicionalmente, as crianças apresentam-se trimestralmente em palco, nas Audições de Natal, Páscoa e Verão. A inscrição pode ser feita em qualquer altura do ano, mediante a disponibilidade de vagas.

Aulas de instrumento no pré-escolar?

A aprendizagem de um instrumento musical é possível para alguns instrumentos, sujeito às vagas existentes. As inscrições são aceites por ordem de chegada, até um máximo de 3 alunos por professor. Estas aulas requerem a presença indispensável de um adulto que acompanhará o processo de aprendizagem do aluno. Trata-se de um projeto inédito em Braga impulsionado pelo Conservatório Bomfim, que consiste numa aula semanal de instrumento, de 45 minutos, assente em princípios de grandes pedagogos como Suzuki, Rolland e Galamian, assumindo o propósito de cada vez mais cedo proporcionar aos alunos novas experiências de crescimento artístico e pedagógico.

Qual o custo?

Consultar aqui a mensalidade, que varia de acordo com a inscrição (iniciação musical, instrumento, ou ambos). O Conservatório Bomfim poderá disponibilizar instrumentos para aluguer, a baixo custo.

Iniciação Musical 1º Ciclo

Porquê estudar música?

Para além dos benefícios óbvios, estudos de investigação demonstram que a aprendizagem de um instrumento musical desenvolve a capacidade de concentração, trabalho em grupo, memória e raciocínio, potencia o desenvolvimento social e afetivo, e promove a autodisciplina, persistência e autoestima.

O que é a Iniciação Musical?

 A Iniciação Musical é o primeiro nível do Ensino Artístico Especializado, certificado pelo Ministério da Educação ao abrigo da Portaria 223-A/2018. O curso é composto por três disciplinas: Instrumento, Formação Musical e Coro (ou Orquestra), com a duração de 45 minutos cada. No Conservatório Bomfim o ensino é de excelência, sendo a aula de instrumento lecionada a grupos de dois alunos, com oportunidades de apresentação em palco ao longo do ano. As aulas de Formação Musical e Coro serão lecionadas num bloco único de 90 minutos. O horário da aula de instrumento será definido entre professor e pais.

A quem se destina?

A Iniciação Musical destina-se a alunos do 1º ao 4º ano do ensino básico, podendo-se ingressar em qualquer um destes anos.

Quais os instrumentos?

Para a iniciação, o Conservatório Bomfim define as vagas em cada instrumento:
– Violino, Viola d’Arco, Violoncelo e Contrabaixo
– Guitarra e Harpa
– Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone e Tuba
– Percussão (inclui bateria)
– Piano

Como é feita a seleção dos candidatos para a Iniciação Musical?

Para efeitos de atribuição das vagas financiadas, é realizada uma prova de aptidão musical. A admissão é condicionada às vagas existentes. Para esta prova não são exigidos conhecimentos musicais prévios, embora seja recomendável a preparação musical. O Conservatório Bomfim promove uma sessão de esclarecimentos para todos os encarregados de educação sobre o curso de Iniciação Musical.

Articulação com a EB1 S. Lázaro e EB1 Carandá?

Dada a proximidade entre escolas, o Conservatório Bomfim articula horários e transporte com a EB1 de S. Lázaro e a EB1 do Carandá. Nos dias determinados, no final das aulas da EB1, os alunos serão levados para o Conservatório Bomfim onde terão as disciplinas de Formação Musical e Coro. Alternativamente, estas disciplinas poderão ser frequentadas noutro final de dia, em horário a definir.

Qual o custo?

A Iniciação Musical dispõe de vagas financiadas pelo Ministério da Educação e vagas não financiadas. Consultar aqui
Adicionalmente, o Município de Braga atribui bolsas de estudo indexadas ao escalão da Segurança Social, sendo necessária a inscrição no Município.

Curso Básico

Ensino financiado num conservatório de música?

O Curso Básico de Música do Ensino Artístico Especializado é um curso oficial de 5 anos, certificado pelo Ministério da Educação ao abrigo da Portaria nº 223-A/2018, a qual estipula um currículo base. No Conservatório Bomfim, este currículo é suplementado por um conjunto de atividades extracurriculares (duas disciplinas adicionais, concertos, estágios, masterclasses…) de subscrição facultativa, resultando num ensino de excelência, com alunos regularmente premiados em concursos nacionais e internacionais. O acesso ao Curso Básico de Música é possível mediante a aprovação numa prova de seleção.

A quem se destina?

Alunos que ingressem no 5º ano do ensino básico. Excecionalmente, considera-se o ingresso noutros anos.

Qual a carga horária?

O Curso Básico de Música é composto por três disciplinas: instrumento (45 min., aula individual), formação musical (90 min.) e classe de conjunto (135 min.). Este curso confere diploma de conclusão.

Quais os instrumentos?

Anualmente, o Conservatório Bomfim define as vagas em cada instrumento:
– Violino, Viola d’Arco, Violoncelo, Contrabaixo
– Guitarra e Harpa
– Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, Trompete, Trombone, Trompa e Tuba
– Percussão (inclui Bateria)
– Piano

Quais os objetivos do ensino artístico?

– Estimular e desenvolver as diferentes formas de comunicação e expressão artística,
bem como a imaginação criativa, integrando-as de forma a assegurar um
desenvolvimento sensorial, motor e afetivo equilibrado.
– Promover o conhecimento das diversas linguagens artísticas;
– Educar a sensibilidade estética e desenvolver a capacidade crítica;
– Fomentar práticas artísticas individuais e de grupo, visando a compreensão das suas linguagens e o estímulo à criatividade;
– Detetar aptidões específicas;
– Proporcionar formação artística e especializada, a nível vocacional e profissional,
destinada, designadamente, a executantes, criadores e profissionais dos ramos artísticos, por forma a permitir a obtenção de elevado nível técnico, artístico e cultural.

Estudar música aumenta o aproveitamento noutras disciplinas?

Comprovadamente, sim. Estudos de investigação revelam que a aprendizagem de um instrumento musical desenvolve a capacidade de concentração, trabalho em grupo, memória e raciocínio, potencia o desenvolvimento social e afetivo, e promove a autoestima, autodisciplina e persistência.

Como é feita a seleção dos candidatos?

A admissão ao Curso Básico de Música é condicionada à aprovação numa prova de seleção realizada durante o 3º período e às vagas existentes. Os resultados desta prova determinarão a distribuição das vagas financiadas pelo Ministério da Educação e as vagas para cada instrumento. A matriz desta prova, contendo as regras desta distribuição, pode ser consultada no Conservatório Bomfim e será enviada aos candidatos após a respetiva inscrição. Para a prova não são exigidos conhecimentos musicais prévios, embora seja recomendável a preparação musical. O Conservatório promove uma sessão de esclarecimentos para todos os encarregados de educação ou potenciais alunos sobre o Curso Básico de Música.

Regime articulado ou supletivo?

O Curso Básico de Música no Conservatório Bomfim pode ser frequentado em regime articulado ou regime supletivo. O currículo da componente artística é igual em ambos os regimes. Em regime articulado, há uma adaptação do currículo da componente de ensino regular e uma articulação de horários, avaliações e faltas e entre o Conservatório Bomfim e – preferencialmente – a E.B. 2,3 André Soares. Em regime supletivo, o Curso Básico de Música é um suplemento ao ensino regular, sem articulação entre escolas.

Qual o custo?

O Conservatório Bomfim conta um número limitado de vagas em regime articulado com financiamento do Ministério da Educação. Para estes alunos, a subscrição anual das atividades extracurriculares é facultativa e fortemente recomendada. Para alunos sem financiamento público o custo das atividades extracurriculares está incluído no valor da mensalidade. Consultar aqui
Adicionalmente, o Município de Braga atribui bolsas de estudo indexadas ao escalão da Segurança Social, sendo necessária a inscrição no Município.

Curso Secundário

O que é o Curso Secundário de Música?

O Curso Secundário de Música é um curso oficial de 3 anos (6º ao 8º grau), o último nível do Ensino Artístico Especializado, homologado pela Portaria nº 229-A/2018. No Conservatório Bomfim, o currículo oficial é suplementado por um conjunto de atividades extracurriculares (uma disciplina adicional, concertos, estágios, masterclasses…) de subscrição facultativa, resultando num ensino de excelência, com alunos regularmente premiados em concursos nacionais e internacionais. O Curso Secundário de Música destina-se primordialmente a alunos do ensino secundário podendo, no entanto, ser frequentado por outros.

Qual a carga horária?

As disciplinas da componente vocacional do Curso Secundário de Música são: Instrumento (90 min. de aula individual em regime articulado e 45 min. em supletivo), Formação Musical (90 min.), Classe de Conjunto (135 min.), Análise e Técnicas de Composição (135 min.), História e Cultura das Artes (135 min.) e Acompanhamento e Improvisação (45 min., no 7º e 8º grau). Este curso confere diploma de conclusão.

Regime articulado ou supletivo?

Em regime articulado, para além das disciplinas da componente vocacional lecionadas no Conservatório Bomfim, o aluno tem de completar as disciplinas de Português, Língua Estrangeira, Filosofia e Educação Física, em articulação com uma escola secundária de ensino regular. Em regime supletivo, para além das disciplinas da componente vocacional de música, o aluno frequenta a totalidade das disciplinas da área do curso secundário por ele escolhido.

Como é feita a seleção dos candidatos?

Os alunos do Conservatório Bomfim, tendo concluído o Curso Básico de Música, são dispensados da realização da prova de acesso. Alunos externos serão admitidos mediante aprovação na prova de acesso. A matriz desta prova pode ser consultada no Conservatório Bomfim e será enviada após a respetiva inscrição. A admissão ao curso é ainda condicionada às vagas existentes. É anualmente realizada uma sessão de esclarecimentos sobre o Curso Secundário de Música para todos os encarregados de educação ou potenciais alunos.

Gostas de música mas não queres fazer o curso secundário de música?

Se és aluno do Conservatório Bomfim e concluíste o Curso Básico de Música (5º grau), podes continuar a fazer parte da tua Classe de Conjunto (Orquestra, Coro), mediante o pagamento de uma mensalidade reduzida. O Conservatório Bomfim dispõe ainda de um leque variado de outras ofertas formativas: Instrumento, Canto, Formação Musical, Orquestra, Ensembles, Coro…

Qual o custo?

O Conservatório Bomfim conta um número limitado de vagas em regime articulado com financiamento do Ministério da Educação. Para estes alunos, a subscrição anual das atividades extracurriculares é facultativa e fortemente recomendada. Para alunos sem financiamento público o custo das atividades extracurriculares está incluído no valor da mensalidade. Consultar aqui
Adicionalmente, o Município de Braga atribui bolsas de estudo indexadas ao escalão da Segurança Social, sendo necessária a inscrição no Município.

Cursos Livres

Academia Bomfim

A Academia Bomfim é o departamento do Conservatório Bomfim dedicado ao ensino da música de qualidade em grupo, através de metodologias e material didático inovadores. A Academia Bomfim garante uma formação completa, com aulas de instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto, com aulas para alunos, preferencialmente dos 6 aos 18 anos, sem distinção de raça, credo, género ou condição socioeconómica. Os instrumentos disponíveis são:

  • Piano
  • Violino
  • Guitarra
  • Bateria
  • Flauta Transversal


Objetivos

  •   Oferecer cursos de formação inicial e continuada na área da música.
  •   Criar hábitos de participação em atividades musicais.
  •   Organizar grupos didáticos de prática instrumental.
  •   Oferecer apresentações musicais, proporcionando a integração escola-família-comunidade.
  •   Estimular o envolvimento da família no processo educacional de seus filhos.
  •   Proporcionar o desenvolvimento intelectual, estimulando os alunos a pensar, agir, criar e viver em sociedade.


Missão

Utilizar a música como ferramenta de desenvolvimento pessoal e transformação sociocultural de comunidades, atuando com foco em crianças e jovens na implementação de uma educação musical de qualidade.

Visão

Ser reconhecido como programa de referência e inovador no ensino em grupo de música, formando indivíduos com princípios sólidos de ética, moral e cidadania.

Valores:

Além de um ensino musical de qualidade, a equipa da Academia Bomfim tem o compromisso de transmitir outros valores. Cremos que para efetivamente transformar vidas, precisamos de fortalecer a autoestima dos alunos, trabalhar no caráter individualmente e ampliar horizontes, mostrando que “Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce” (Fernando Pessoa). As aulas semanais são complementadas com Workshops mensais onde os temas da Música e os Valores Cristãos se intercruzam.

  • Valorização pessoal
  • Formação de caráter
  • Ampliação de horizontes